

OSR - Organização dos Seringueiros de Rondônia
QUEM SOMOS
Em 1985 o Conselho Nacional dos Seringueiros – CNS mobilizou e promoveu o Primeiro Encontro dos Trabalhadores do Acre e de Rondônia. A reunião aconteceu em Guajará-Mirim, por ser uma cidade de fronteira e resultou na criação da primeira comissão provisória da organização de seringueiros, fazendo nascer assim, no ano de 1990 a OSR.
​
A união dos seringueiros dos Estados do Acre e Rondônia intensificou a partir de 1988, período marcado pela morte de Chico Mendes. Sua luta pela sobrevivência das populações tradicionais e da floresta continua até hoje.
​
O ano de 1989 foi marcado pelo encontro de mais de 300 trabalhadores existentes nos maiores seringais de Rondônia, o Pacaás Novos e Ouro Preto, realizado em Guajará Mirim. Assim, iniciou-se o processo que viabiliza no ano seguinte a Organização dos Seringueiros de Rondônia, a OSR, sendo a primeira instituição voltada para os interesses sociais, políticos e econômicos dos trabalhadores das florestas. Com sede na Capital, a OSR atua no Estado de Rondônia em defesa dos seringueiros/extrativistas com atuações em defender a manutenção das RESEX, com uma área de 1.800.000, um milhão e oitocentos mil hectares de reservas extrativistas distribuídos em vinte e uma RESEX’s estaduais e quatro RESEX’s Federais.
Na ocasião, foram definidas as estruturas das associações em todos os municípios do estado, que deveria ser formada por comissões compostas de um titular seringueiro e um suplente. Na mesma cidade, foram eleitos nove membros e um soldado da borracha.
Em Um segundo encontro Nacional, realizado em Rio Branco AC firmaria a bandeira de luta dos seringueiros. Estes trabalhadores passaram então a contar com diversos órgãos e entidades não governamentais ligados à preservação ambiental, como o Instituto de Pesquisa de Entidades de Defesa a Amazônia – ÍNDIA que trabalhou com a OSR, oferecendo suporte e assessoramento, fazendo diversas visitas aos seringueiros para conhecer a situação vivida por eles, realizando também levantamento sócio econômico das áreas habitadas por este segmento populacional de Rondônia. Igualmente a Ação Ecológica do Vale do Guaporé - ECOPORÉ não mediu esforços para o processo de organização e estruturação das reservas, WWF/Brasil – Fundo Mundial para Natureza, Governo do Estado de Rondônia, Associação de Defesa Etnoambiental-Kanindé, MMA,, o resultado da conjuntura da luta nasceu as Associações dos Seringueiros dos Municípios de Machadinho d`Oeste, Vale do Anari, Costa Marques, Guajará Mirim e Porto Velho e a criação de cerca de 1.800.000.00 (Um milhão e oitocentos mil hectares de Reserva Extrativistas.
Recentemente nos dias 16 a 18 de junho de 2023, na cidade de Guajará-Mirim-RO, realizou-se o 2º Encontro Estadual dos Extrativistas de Rondônia, com propósito demonstrar a retomada da luta dos seringueiros e seringueiras e ratificar o compromisso maior de não ceder nenhum hectare dos seus territórios. Neste sentido, contou com apoio de parceiros da sociedade civil, dos poderes públicos e do setor empresarial.
COMO FUNCIONAMOS
Organizações de base da OSR: ORGANIZAÇÕES DE REFERÊNCIA:
Com a criação da organização de seringueiros final de 1990, começa um novo arranjo territorial, foram sendo criadas associações e Cooperativas formando um novo ciclo organizacional das comunidades extrativistas do estado de Rondônia, atualmente são parceiros da Organização dos Seringueiros as seguintes associações e cooperativas;
ASM - Associação dos Seringueiros de Machadinho d`Oeste, ASEVA - Associação dos Seringueiros de Vale do Anari, ASMOREX - Associação dos Moradores da Reserva Rio Preto Jacundá, ASMOREMA - Associação dos Moradores da Reserva Maracatiara, COOPEX - Cooperativa das Comunidades Extrativista de Vale do Anari, AGUAPÉ - Associação dos Seringueiros do Vale do Guaporé, ASROP - Associação dos Seringueiros da Reserva Rio Ouro Preto, ASAEX – Associação dos Seringueiros da Reserva Rio Preto Ouro Preto, PRIMAVERA - Associação dos Moradores da Reserva Rio Pacaás Novas, BEM-TE-VI - Associação dos Moradores da Reserva Jaci-Paraná, COOPERVIDA-NOVA - Cooperativa dos Extrativistas do Município de Guajará Mirim, COOPERMAM - Cooperativa dos Moradores da RESEX Maracatiara, COOPCUNIÃ - Cooperativa de Pescadores, Aquicultores, Agricultores e Extrativistas da RESEX Lago do Cuniã, ECOVALE da RDS Limoeiro
GESTÃO
Diretoria:
-
Presidente: Sebastião Gonçalves Neves
-
Primeira Secretária: Silvanete Santos de Souza
-
Primeiro Tesoureiro: Ademir de Melo Uchoa
-
Segunda Tesoureira: Luciana Neris Pinheiro
Conselho Fiscal:
-
Primeiro Fiscal: Ivanilde Batista de Menezes
-
Segundo Fiscal: Reginaldo da Silva Assunção
-
Terceiro Fiscal: Olivia Cabixi
Corpo técnico:
-
Diretor Executivo: Joadir Luiz de Lima
-
Assessor Técnico: Edjales Benício de Brito
-
Assistente Administrativo: Luciana dos Santos Carvalho
-
Comunicação: Bruna Paiva de Souza
-
Comunicação: Caíque Benício Souza
NOSSA PROPOSTA
Apresentamos nossa proposta de Missão, Visão e Valores.

MISSÃO
Representar os interesses coletivos dos seringueiros e demais trabalhadores da floresta no estado de Rondônia, por melhores condições de vida.
_JPG.jpg)
VISÃO
Ser referência em Rondônia na representação, defesa e garantia de direitos das populações tradicionais, agroextrativistas nos próximos 5 anos.

VALORES
Ética; organização laica; suprapartidária; igualdade étnica, racial, de gênero e geração; preservação e conservação do meio ambiente; respeito aos direitos individuais e coletivos; democracia; ·defesa dos valores universais.